Dois factos concorreram para que fosse tomada a decisão de, em 2012, constituir-se o Fado & Food Group. O reconhecimento pela UNESCO do Fado em 2011 enquanto Património Imaterial da Humanidade, e, nesse mesmo ano, a integração de um terceiro estabelecimento, Adega Machado, reaberto em 2012 depois de uma profunda intervenção em consonância com a visão da actual Gerência.

Os três estabelecimentos que integram o Fado & Food Group, Café Luso, Timpanas e Adega Machado, perfilam-se numa estratégia de responsabilidade e sustentabilidade que procura elevar e perpetuar duas componentes de oferta cultural: Fado e Gastronomia Portuguesa. Enquanto recintos exclusivamente dedicados à programação da canção nacional, as casas de fado são agentes oficialmente reconhecidos na profissionalização específica dos sectores artístico e da restauração.

Em rigor, a cronologia na base do Fado & Food Group compreende décadas antecedentes de actividade desenvolvida por três empresários que constituíram sociedade em 1998. Combinaram experiências comuns e diversas no mundo dos negócios, congregaram vontades, alinharam estratégias. O nascimento e crescimento do Fado & Food Group, em resultado da gestão integrada, diferenciada e planeada, oferece mais garantias de sustentabilidade ao devir de cada uma destas casas de fado históricas originalmente situadas em Lisboa.

Por ser a primeira organização empresarial com dimensão relevante neste ramo específico de actividade, o Fado & Food Group compromete-se em respeitar a identidade (arquitectónica, espólio e ambiente) de cada um dos estabelecimentos nele compreendidos, assegurar a sua continuidade e projecção, ciente de que o conjunto deste património é, afectivamente, pertença dos Portugueses.

Em termos culturais, o Fado & Food Group constitui-se líder e embaixador com peso e significado na representação da cidade de Lisboa. Tem por missão preservar, inovar e divulgar o legado cultural existente e transmitido nas casas de fado históricas que o integram. A constituição do Fado & Food Group reforçou o compromisso profissional relativo à elevação da qualidade daquilo que servimos: Fado e Comida.

O Cliente é o destinatário principal dos nossos serviços que apenas admitem padrões de qualidade e soluções que apurem e respondam às necessidades e preferências dos próprios Clientes. Nas unidades Fado & Food Group, prestamos ao Cliente individual ou aos Grupos organizados (agências de viagens, empresas, etc.) um serviço de qualidade, atento e esmerado.

Na sua missão, o Fado & Food Group conta com o apoio oficial e diverso do Museu do Fado, que organiza no seu Centro de Documentação muitos e preciosos registos respeitantes à existência destas casas de fado, entre imagens, edições de livros, publicações, cartazes, discografia, etc.; tudo o que compreende o universo intangível do Fado, no qual é reconhecido o papel fulcral das casas de fado históricas pertencentes ao Fado & Food Group, enquanto agentes centrais, dinamizadores e indispensáveis à sua evolução.